sábado, 9 de janeiro de 2016

Ato contra tarifa de R$ 3,80 termina em confronto



O #ProgramaDiferente, da TVFAP.net, acompanhou toda a manifestação contra o aumento das tarifas do transporte público (ônibus, trem e metrô) de São Paulo, nesta sexta-feira, 8 de janeiro, que terminou em confronto e quebra-quebra. Assista.

Os protestos seguiam pacificamente pelo centro da cidade, mas a Polícia Militar reagiu quando manifestantes invadiram a pista da Avenida 23 de Maio. A resposta dos black blocs foi aquela de sempre: pedras, paus, garrafas, rojões e a depredação do patrimônio público (ônibus atacados, lixeiras queimadas, orelhões destruídos, agências bancárias vandalizadas).

É uma pena, porque a reivindicação contra o reajuste das tarifas para R$ 3,80 é legítima. A violência enfraquece a argumentação dos manifestantes e coloca a maioria da população contra esse modo de ação. Outra manifestação já está convocada para a próxima terça-feira, 12 de janeiro.

O #ProgramaDiferente ouviu um dos representantes do Movimento Passe Livre, Vitor dos Santos, jovem de 19 anos, e no outro extremo um frequentador assíduo de manifestações, José de Freitas, de 88 anos de idade, o "Vovô das Passeatas"; também ouviu o padre Julio Lancelotti, geralmente vinculado ao PT mas que é crítico ferrenho da gestão do prefeito Haddad; a jornalista Laura Capriglione, ícone do chamado jornalismo independente; e o presidente do PPS e ex-superintendente de fiscalização da SPTrans, Carlos Fernandes.