sexta-feira, 20 de março de 2015

No #ProgramaDiferente: Dissidentes da Rede de Marina querem fundar partido "Raiz" com Erundina

Assista aqui. Dissidentes da Rede Sustentabilidade, o partido que Marina Silva tenta legalizar desde 2013, decidiram fundar um novo partido, chamado "Raiz", e que terá Luiza Erundina como liderança de maior expressão.

Assim como a Rede, para ser oficializada e poder disputar eleições, a Raiz terá que percorrer o rito de coleta de cerca de 450 mil assinaturas distribuídas em pelo menos 9 estados.

Até cumprir essa etapa burocrática, o mais provável é uma parceria eleitoral com partidos de esquerda, como o PSOL e outros, que abrigariam os candidatos da Raiz assim como PPS e PSB, principalmente, fizeram com os candidatos da Rede nas eleições de 2012 e 2014.

Quem fala sobre o lançamento da Raiz Movimento Cidadanista é Célio Turino, ex-militante do PCdoB, fundador e principal dirigente da Rede Sustentabilidade em São Paulo até o desligamento do seu grupo, no final de 2014, quando Marina anunciou o apoio a Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.

A informação, em primeira mão, foi dada na gravação do #ProgramaDiferente que vai ao ar neste domingo, 22 de março.

O debate "Os movimentos estão nas ruas: golpismo ou avanço da Democracia?" reúne ainda um representante do Onda Azul, Humberto Laudares, movimento que propõe a renovação da política partidária a partir das manifestações das ruas e negocia uma filiação coletiva ao PSDB; e um dos editores do Reaçonaria, Angelo Martins, portal da internet que se auto-intitula "reacionário" como resposta irônica ao rótulo petista pela oposição sistemática que faz ao governo.

A entrevista da semana no #ProgramaDiferente é com a jornalista e duas vezes candidata a prefeita Soninha Francine, que ficou conhecida nacionalmente como VJ da MTV, entrou para a política, foi eleita vereadora em 2004 pelo PT e, passando à oposição, virou persona non grata entre os militantes petistas e pseudo-esquerdistas de plantão.

O #ProgramaDiferente apresenta ainda uma cobertura das manifestações de 15 de março, ouve o povo nas ruas e os líderes oposicionistas Roberto Freire, presidente nacional do PPS, e Ronaldo Caiado, senador do DEM.

Assista aqui a íntegra dos três programas já exibidos, nos dias , 8 e 15 de março.