domingo, 15 de março de 2015

Multidão nas ruas faz protesto inédito e histórico contra a corrupção e os desmandos dos governos petistas


As manifestações deste domingo, 15 de março, representam um avanço significativo na Democracia brasileira.

O que se viu no país inteiro - e nós estivemos o tempo todo na Avenida Paulista apinhada de gente - foi a participação consciente e politizada de mais de um milhão de pessoas em um espetáculo de civilidade e cidadania.

Havia um ponto fundamental de união diante de toda aquela diversidade de origens, classes e interesses: era a indignação contra as mentiras e os escândalos do governo.

A paciência da população se esgotou.

Homens, mulheres, jovens, idosos, crianças, famílias inteiras lotaram a Paulista de ponta a ponta, gritando "Fora Dilma" e "Fora PT".

O verde e amarelo predominou na multidão, mas o amor à Pátria não estava apenas na vestimenta das pessoas, em oposição às bandeiras e camisetas vermelhas do fracassado protesto chapa-branca da sexta-feira, 13. 

Enquanto o PT teve que pagar cachê e lanche para seus militantes, os brasileiros que foram à Paulista fizeram questão de deixar registrado que estavam ali espontaneamente.

Gravando para o #ProgramaDiferente, ouvimos dois personagens emblemáticos da redemocratização do país: Roberto Freire, presidente nacional do PPS, e Ronaldo Caiado, senador do DEM, que além de atualmente liderarem seus partidos na oposição ao PT, foram ambos candidatos na primeira eleição presidencial após a ditadura militar, em 1989.

Curiosamente, há 25 anos, assim como hoje, cada um representa um espectro: a esquerda e a direita da política brasileira, mas ambos respeitadores das instituições democráticas e dos princípios republicanos.

Foi esse o clima deste 15 de março: liberdade, ordem, respeito às divergências e, acima de tudo, o resgate da esperança e do direito de viver em um país melhor e mais digno.

Tudo o que o PT deixou de representar.

Daqui pra frente, nós esperamos, a política não será mais como antes. Isso é muito bom.

Veja também: