quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Brasil: a "pátria educadora" da presidente enganadora

Que discurso e prática não combinam nos governos o PT, todos nós já sabemos. Estamos vacinados. Até os eleitores petistas sabem que grande parte daquilo que se promete em campanha não se cumpre. Estão aí a presidente Dilma Roussef e o prefeito Haddad que não nos deixam mentir. Aliás, parece que a mentira é uma prerrogativa petista, como comprovamos aqui dia após dia.

Porém, esse novo slogan do segundo mandato de Dilma ("Brasil, Pátria Educadora") - após 12 anos de gestões petistas, a caminho dos 16 - exagera na idiotização do povo brasileiro. Fingir que Educação é prioridade do PT, com o Ministério entregue agora a Cid Gomes (Pros) é um atentado à inteligência de qualquer um.

Isso para não lembrarmos de como se deu a demissão vexatória do primeiro ministro da Educação do Governo Lula, o sempre propositivo senador Cristovam Buarque, e de como, sucessivamente, em todos esses anos, o ensino público no Brasil, estudantes e professores foram destratados, com o ministério sucateado e usado politicamente como trampolim para figurinhas carimbadas do petismo (Tarso Genro, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante).

Em 12 anos, uma revolução na Educação poderia ter sido posta em prática pelo PT. Que nada! São incompetentes, despreparados, desinteressados, desqualificados. Em 12 anos, formou-se toda uma geração: é tempo suficiente para um indivíduo passar da pré-escola à universidade. E daí, o que o PT fez por esses brasileiros?

Bolsa-isso, bolsa-aquilo, Enem, Fies, Sisu, Prouni, Pronatec, Ciência sem Fronteiras... De rótulos vazios e marqueteiros o Brasil está cheio. Quer dizer que agora, por decreto presidencial, vamos virar uma Pátria Educadora? Vamos ver, né?

Se o PT tivesse se preocupado de fato com a formação dos nossos estudantes, não estaríamos a essa altura com tantos analfabetos e jovens da geração "nem-nem" (que nem trabalha, nem estuda), apesar de todas as supostas facilidades e incentivos patrocinados pelo governo.

Se aventureiros e alpinistas políticos não tivessem ocupado por tanto tempo o Ministério da Educação, não precisaríamos hoje de um novo slogan criado pelo marketing governista, nem de programas como o "Mais Médicos", para citar um único exemplo emblemático: se faltam médicos, é porque o governo foi incapaz de formá-los em 12 anos. Pura incomPTência!

Como afirma o ex-vereador e líder do PPS, Claudio Fonseca, presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo:

Sai "País Rico é País Sem Pobreza", slogan propagandístico do primeiro mandato da presidente Dilma e entra "Brasil, Pátria Educadora", agora para o seu segundo mandato.

Difícil entender a substituição. Afinal, dados do próprio governo dão conta de que a pobreza não foi erradicada. Ainda assim, interessante o fato de colocar a Educação na centralidade das políticas públicas. Mas, será que com Cid Gomes, Ministro da Educação, tem como dar certo?

É uma oportunidade, também aqui na cidade de São Paulo, para o prefeito Haddad valorizar os profissionais de educação e melhorar as condições de trabalho. Vamos ver se "Brasil, Pátria Educadora" não passa de mais um slogan. Educação sempre!

Vale a pena ler também o artigo da educadora Neca Setúbal: "Pátria Educadora? A conferir". Pois, é.