quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Deus e o diabo na terra do preconceito e da hipocrisia

Sinal trocado? Parece incrível que, em pleno 2014, haja uma verdadeira "guerra santa" nas páginas dos jornais e nas redes sociais, tudo graças ao suposto "fundamentalismo" de Marina Silva, que é apontada por gente preconceituosa e intolerante - veja só - como se fosse ela a preconceituosa e intolerante!

Sinal dos tempos? Quando vamos virar essas páginas da demagogia e da hipocrisia que marcam as disputas eleitorais no Brasil? O "pecado" maior de um político é ser ateu ou acreditar em Deus? Porque vemos que ambos já foram prejudicados por uma ou outra crença, pelo excesso ou pela ausência da fé.

Leia: Preconceito e fundamentalismo às avessas? Deus nos livre de uma presidente que recorre à Bíblia! Mas se Ele é brasileiro, vai nos livrar desse mal... Amém!

Esse vale tudo político - que justifica desde apelar a Deus até "fazer o diabo" para chegar ou se manter no poder - mobiliza os chamados "formadores de opinião" para tentar influenciar o maior número de eleitores a "comprar" a versão que interessa a um ou a outro lado. Mas certamente nenhum deles imparcial.

Lamentavelmente, tanto os apoiadores de Dilma Roussef quanto de Aécio Neves apostam nessa campanha da "desconstrução" dos adversários, baseada na mentira e na desinformação, que agora tem a religião como pano de fundo e Marina como alvo principal.

Veja, por exemplo, os debates que estão ocorrendo nas páginas da Folha de S. Paulo:

Rogério Cezar de Cerqueira Leite: Desvendando Marina

Edson Barbosa: Desvendando Rogério

Eduardo Gianetti: Ciência e Fé

Alcir Pécora e Francisco Foot Hardman: Estúpido, ingênuo e torpe

Demétrio Magnoli: Fogueiras da Razão

Hélio Schwartsman: O Mistério de Marina

Marcelo Coelho: Marina, prós e contras

Contardo Calligaris: Hipócritas ou crentes?

Rogério Cezar de Cerqueira Leite: Desvendando as milícias marinistas

José Eli da Veiga: Quem tem medo de Marina Woolf?

Alcir Pécora e Francisco Foot Hardman: Os mil olhos do dr. Rogério

O Blog do PPS também já comentou bastante essa onda de ataques contra Marina Silva e principalmente sobre essa lógica binária e supostamente "científica" de Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que não passa de um amontoado de baboseiras políticas a serviço da "desconstrução" da candidata que não lhe convém.

Dentro dessa estreiteza intelectual e eleitoreira de Cerqueira Leite, fundamentada pelo preconceito e pela intolerância, deve ser ao posicionamento crítico do PPS que ele se refere em seu mais recente artigo, ao dizer: "Até um desses partidos de aluguel, caudatário do PSB, me agrediu."

Se a referência malcriada foi ao PPS, errou de novo. Primeiro na tentativa de desqualificação do partido. Há outros defeitos que podem ser atribuídos ao PPS, mas não estes. Segundo, ao dizer que foi "agredido". Até porque apenas expusemos fatos ao discordar do "cientista". Leia: Desafio eleitoral: um balde de ofensas e mentiras.



Leia também:


Em respeito ao Brasil e aos brasileiros: #SouMarina40