quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como fazer política diante do descrédito do povo?

Se não bastassem todos os aspectos favoráveis e didáticos das recentes e históricas manifestações nas redes e nas ruas, esta óbvia constatação do absoluto descrédito da população com todos os partidos e políticos tradicionais, e a consequente pressão por uma ampla reforma política, por si só já merece ser comemorada.

Há bastante tempo batemos nessa tecla da falência do atual sistema político-partidário, da falta de credibilidade dos políticos, da insatisfação e indignação crescentes (e justas!).

Mas é exatamente por aí que o PPS deve trilhar o seu caminho por uma nova forma de fazer política. Renovar-se de dentro para fora, captando das vozes das ruas as principais demandas da “democratização da democracia”, da reforma estrutural (e de caráter) que o país necessita e passou a cobrar, assumir sem vergonha um novo papel de interlocutor da sociedade no mundo da política institucional – e dessa classe média desprezada pelo PT e avessa aos partidos conservadores e de direita.

 Foi o que defendemos com o conceito da #REDE23:

Na democracia contemporânea os partidos não se bastam. Dependem, para fazer política, do estabelecimento e manutenção de redes de relações com movimentos, instituições, grupos na internet e até com personalidades influentes nos temas que trabalham. 

O partido não pode manter mais a posição de vanguarda da época da circulação restrita de informação e deve assumir a postura de interlocutor dos movimentos, co-formulador de suas reivindicações, à luz de suas diretrizes mais gerais, e seu tradutor na linguagem das leis e das políticas públicas. 


Se não abrirmos os olhos e nos despirmos de antigos dogmas (tão ou mais complexos que a difícil mudança de PCB para PPS, em 1992), repetiremos como farsa a tragédia do operário da obra-prima de Chico Buarque ("Construção"): morreremos na contramão atrapalhando o tráfego.

Srs. políticos, vamos voltar a enxergar a realidade?

Leia também:

Líder? Que líder? Será o fim da velha política?

A esquizofrenia e o DNA golpista do PT 

Roberto Romano: Pela democratização dos partidos