segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Quer um motivo para votar na Soninha? Aqui tem 23!

Quem disse que político é tudo igual? Quem disse que não tem mais jeito? Quem disse que só tem um jeito de fazer política? Quem disse que nosso voto não faz diferença? Mas por que, afinal, votar na Soninha para a Prefeitura de SP?

Então, vamos lá:

1) Soninha é verdadeiramente diferente dos demais candidatos. No modo de falar, na forma de agir. É transparente. Diz o que pensa. E pensa no que diz! - Não sai por aí no blablablá. É jovem, idealista, ética. Mas não por obrigação ou por imposição de marqueteiro. Ela é assim de verdade!

2) Soninha é gente como a gente, fala a nossa língua. É honesta, é preparada, é segura; enfim, é confiável! Não é política tradicional. Não é dondoca, nem madame. Não é uma personagem. Não se coloca num pedestal. Não está associada às siglas do mensalão, da compra de votos, das fichas sujas etc.

3) Soninha tem as melhores e mais viáveis propostas para resolver os problemas mais urgentes da cidade. Reúne sua experiência de jornalista, vereadora, subprefeita, voluntária, moradora da cidade. Vive o dia-a-dia de São Paulo como usuária dos serviços públicos. Anda, pedala, dirige, enfrenta fila, pega ônibus, trem, metrô...

4) Soninha tem um olhar diferenciado sobre a política e tem coragem de denunciar os conchavos que existem por aí; teve coragem de sair do PT no período de maior popularidade do presidente Lula simplesmente porque não tolera esses métodos antigos de fazer política - que o PT tanto combatia, mas que agora deixou "órfão" este eleitorado.

5) O MEU voto vai ser importante para marcar uma posição, para dar um recado aos políticos tradicionais, mesmo se a Soninha não chegar ao segundo turno. Temos que dar um basta à mutretagem na política. Cada um de nós tem que mostrar a nossa indignação e fazer a parte que nos cabe, votando em uma alternativa à mesmice. Por isso eu me orgulho de votar na Soninha!

6) Todos que estão aí já tiveram a sua chance, fizeram nada ou muito pouco e aparecem na TV com soluções mirabolantes que não implantaram quando estavam no poder. São os mesmos de sempre se apresentando como o "novo". Por que agora seria diferente? Diferente é a Soninha, e ponto final!

7) NUNCA MALUFEI! Por isso voto na Soninha e nos vereadores da Coligação "Um Sinal Verde para São Paulo"! PT, PSDB e Russomanno já se aliaram a Paulo Maluf, o símbolo do que existe de PIOR na política nacional! Nós do PPS, não! Sempre fizemos oposição a tudo aquilo que representa  o MALUFISMO de nefasto para a cidade!

8) Soninha é "Um Sinal Verde para São Paulo". Não poderia haver simbologia melhor para a cidade que não pode parar. Sinal verde para o cidadão que pede passagem, sinal verde para o trânsito, sinal verde para o desenvolvimento, sinal verde para o transporte alternativo, para a saúde, para a educação, para a segurança, para o esporte e o lazer. Sinal verde para a qualidade de vida. Sinal verde para a diversidade. Verde do meio ambiente e da sustentabilidade. SONINHA 23!

E as melhores razões para votar em Soninha
(por ela mesma, que explica porque é candidata)

9) VONTADE MONSTRO: já fui militante e defendi causas e bandeiras de muitas formas, na minha atividade profissional (apresentadora, comentarista etc.) e como voluntária. De uns anos para cá, concluí que quero estar na POLÍTICA, na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, onde é possível ter resultados de alcance muito maior.

10) VONTADE MONSTRO (cont): na vida política, o que mais quero é estar no PODER EXECUTIVO. E meu maior sonho/projeto/objetivo é ser CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL. Isto é, prefeita :o). Podia ter disputado a eleição em 2010 para deputada, por exemplo, e provavelmente teria sido eleita. Mas eu não queria ser deputada, quero ser PREFEITA.

11) Reúno EXPERIÊNCIAS que nenhum dos outros candidatos tem: fui repórter e me enfiei em tudo quanto é canto; como voluntária, trabalhei na Brasilândia, em Heliópolis, em um Hospital Infantil; fui vereadora; fui Subprefeita; fui Superintendente de uma autarquia do governo estadual; sou USUÁRIA do serviço público como nenhum deles é ou foi - ônibus, metrô, rua, calçada, UBS, 156, SAC, Zona Azul, teatros distritais, centros culturais, parques etc.

12) ESTUDO pra caramba (palestras, seminários, conferências, livros, manuais, indicadores, legislação, experiências daqui e de tudo quanto é canto).

13) Conheço e me interesso por MUITOS temas, muito variados: mobilidade, habitação, cultura, esporte, juventude, educação, meio ambiente, democracia digital, saúde, planejamento urbano, acessibilidade, indígenas, direitos LGBT, gestão pública etc.

14) ESCUTO as pessoas com muito interesse e paciência - funcionários, munícipes, qualquer um que queira falar. É só marcar horário - ou me pegar por aí na rua, como muitas vezes me pegam :o)

15) CRIO ESPAÇOS para que as pessoas tenham como falar sem depender da minha boa-vontade: na C
âmara, fiz PLs (que depois viraram lei) criando os Conselhos Regionais de Meio Ambiente nas Subprefeituras e o Conselho Municipal da Juventude.

16) É MUITO FÁCIL saber o que eu penso dos problemas da cidade - ou sobre qualquer questão, aliás. "Pergunta que eu respondo" - não fujo de temas "chatos", não escondo opiniões porque elas podem me criar problema. Falo com todo mundo que quiser me entrevistar, seja grande mídia, TV comunitária, blog, trabalho de escola. Vou a escolas de ensino fundamental ou a qualquer outro lugar em que queiram me ouvir. As pessoas podem discordar do que eu penso, mas não reclamar que não sabem o que penso!

17) É MUITO FÁCIL acompanhar o que eu faço por aí, por onde ando, quem encontro, o que vejo na TV... Tem blog, tuíter, site etc. Quem quiser ver o que foi o meu mandato de vereadora, por exemplo, pode entrar no gabinetesoninha.zip.net. Tá tudo lá: fracassos e sucessos, certezas e dilemas.

18) Também é muito fácil saber QUEM está comigo - assessores, conselheiros, consultores... Minhas equipes estão sempre publicadas na internet... Aliás, outro PL que eu fiz foi o que obrigava a prefeitura a publicar na web os nomes e a função de todos os funcionários da administração municipal.

19) Quando eu falo o que pretendo fazer, não transformo tudo em um slogan simples: "Mais educação! Mais saúde!". Falo das coisas com mais profundidade, expondo a complexidade delas, e explico como realmente pretendo lidar com elas, a curto e médio prazo.

20) O PPS é um partido que escolhe o caminho mais difícil, onde mais leva porrada, para não abrir mão daquilo em que acredita. Passou de PCB a PPS porque o modelo de regime comunista vigente era de um autoritarismo que o partido não endossava; apoiou Lula no segundo turno em 2002 e deixou a base do governo tão logo percebeu que ele contradizia o que o PT havia defendido a vida toda (política econômica, política de alianças, loteamento da máquina pública etc); dispensou seus dois vereadores eleitos em 2004 em São Paulo porque desaprovava sua atuação na Câmara, e em 2008 partiu "do zero" para eleger vereadores. Não me censura opiniões que podem ser "polêmicas", não me obriga a defender coisas com as quais não concordo. Não faz qualquer coisa para ter mais tempo de TV, mais recursos etc. É intolerante com desvios cometidos por seus membros e aliados. É um partido sempre disposto a se rever, reformular, corrigir os rumos. Na reforma política, defende até a possibilidade de haver candidatos que não sejam filiados a partido algum, isto é, não coloca a sobrevivência do partido em primeiro lugar.

Agora vamos inverter a lógica, e responder a quem diz que NÃO VAI VOTAR na Soninha, por não entender de verdade o que ela propõe!

21) Não voto na Soninha porque ela defende a "liberação da maconha"... MENTIRA!!! O que a Soninha defende - como cidadã, não como candidata a prefeita, porque isso não tem nada a ver com a campanha municipal, é LEGALIZAR a maconha! PRESTE ATENÇÃO: não é "liberar geral", mas trazer para o mundo da lei, criar regras, fiscalizar! Esse assunto se repete há mais de 10 anos quando se fala da Soninha. Chamá-la de "maconheira" é o ataque preferido dos críticos e adversários, que fingem que não entendem o que a candidata defende (sua opinião pessoal sobre um assunto federal, sem nenhuma relação com a eleição à Prefeitura): que o monopólio do comércio dessa droga saia da mão do crime organizado e passe a ser realizado sob rigoroso controle da lei e da sociedade, como outras drogas legalizadas (álcool e cigarro, por exemplo).

22) Não voto na Soninha porque ela vai implantar o "pedágio urbano"... MENTIRA! Pouca gente presta atenção à essência do que foi dito por Soninha, que é promover um plebiscito para que a população decida sobre a melhor solução para o problema crônico do trânsito: se a maioria optar pela implementação do pedágio, a tarifa seria de R$ 3 (equivalente a uma passagem de ônibus), e o dinheiro arrecadado seria revertido todo ele exatamente para a melhoria do sistema de transporte coletivo. O que a Soninha coloca, e os adversários se acovardam, é que do jeito que está o problema do trânsito não dá para continuar. Uma solução precisa ser tomada com urgência. Qual seria? Vamos debater!

23) Não voto na Soninha porque a candidatura dela não é pra valer, funciona como "linha auxiliar" de fulano ou beltrano... MENTIRA! A Coligação "Um Sinal Verde para São Paulo" foi criada justamente porque ninguém aguenta mais a polarização entre PT x PSDB. Chega dos mesmos nomes se sucedendo no poder! Estamos propondo uma alternativa à cidade de São Paulo. Não queremos repetir a fórmula desgastada de petistas e tucanos para enfrentar os problemas da cidade. Chega de mesmice! Basta da velha política!

EU AMO SÃO PAULO! VOTO SONINHA 23!

Leia também:

Quem foge do script dos marqueteiros assusta?

Artigo na Folha: "Um sinal verde para São Paulo"

Soninha Francine: Andar, conviver e dormir

Por que apoio a Soninha? (Pedro Ivo)

Para onde vai o meu voto (Lekka)