sexta-feira, 11 de maio de 2012

Reaproximar casa-trabalho e revitalizar o centro

O PPS debateu o tema “Habitação e Plano Diretor” nesta quinta-feira, 10 de maio, com a participação do arquiteto Cândido Malta, do ex-secretário ajunto da Habitação do Estado Ulrich Hoffmann, do técnico Ailton Barros, assessor do gabinete do vereador Claudio Fonseca, líder do partido na Câmara, e da pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Soninha Francine.

Toda semana, mais de 100 homens e mulheres pré-candidatos a vereador se reúnem para a formulação do plano de governo do PPS para a cidade. Todos os encontros têm transmissão online e posteriormente o conteúdo é disponibilizado nos meios de comunicação do partido. Reveja as fotos e os vídeos das principais apresentações.

O convidado especial deste encontro foi Cândido Malta Campos Filho, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP, fundador do Movimento Defenda São Paulo, especialista em planejamento urbano, plano diretor estratégico, história da cidade e o bairro como unidade de planejamento. Veja aqui mais informações.

A pré-candidata Soninha Francine considera o debate sobre moradia o principal eixo de sua campanha, propondo o repovoamento e a revitalização da região central como soluções estratégicas para a cidade.

Reiterando proposta apresentada desde a eleição de 2008, Soninha defende que o centro seja ocupado por pessoas de diversas classes sociais, e propõe que a Prefeitura construa habitações populares por meio da Cohab nessa região bem servida de transportes, infra-estrutura e serviços públicos.

O que tem acontecido, segundo Soninha, é que há uma concentração de serviços, emprego, transportes, cultura e lazer no centro e um déficit desses itens nas regiões mais periféricas, que concentram a maioria da população em "bairros-dormitório".

Propostas de Soninha na área da Habitação

"Há várias ações possíveis contra o brutal déficit de moradia digna e decente. É preciso repovoar o centro, que tem equipamentos e serviços públicos ociosos e perdeu população. Há terrenos e prédios subutilizadas ou abandonados, enquanto a periferia incha e há cortiços e condições insalubres, inseguras, inaceitáveis.

O poder público pode produzir moradias, construindo ou reformando, ou trabalhar com a iniciativa privada, reservando áreas para construção de habitação popular e punindo a especulação imobiliária com instrumentos previstos no Plano Diretor e no Estatuto da Cidade, e concedendo incentivos fiscais, financiamento, subsídios e cartas de crédito.

Importante é que as pessoas possam morar em lugar melhor e próximo do trabalho, escola e infra-estrutura. A Secretaria de Habitação precisa desburocratizar e informatizar processos, como aprovação de plantas e alvarás.

Os conjuntos habitacionais existentes têm de ser requalificados para que sejam práticos e confortáveis, com áreas de lazer e convivência, equipamentos de cultura e esporte, comércio etc. A produção de conjuntos e a urbanização de favelas deve levar isso em conta, bem como a eficiência ambiental, acessibilidade e diversidade, para que nenhum lugar se torne um gueto. E todos tenham direito a um bairro acolhedor."


Pauta de encontros temáticos

Já foram abordados os temas Legislação Eleitoral; Subprefeituras; Mobilidade Urbana e Transporte; Educação; Meio Ambiente e Cidade Sustentável; Emprego, Renda e Desenvolvimento; Saúde; Esporte, Cultura, Lazer e Qualidade de Vida.

Os encontros são realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista).

Segue abaixo o calendário com os próximos temas a serem debatidos, com a participação de especialistas e dos pré-candidatos do PPS, tendo como ponto em comum de todos os eventos a sustentabilidade:

17/5 – "Segurança" - Coordenação de Soninha Francine e Ari Friedenbach. Local: Sala A, 1º Subsolo da Câmara Municipal.

24/5 - "Diversidade, direitos e garantias" - Coordenação de Soninha Francine, Lylian Concellos, Pai Guimarães e coordenadores temáticos. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.

31/5 - "Orçamento da cidade, democratização e fortalecimento do Poder Local" - Coordenação de Paulo Cesar de Oliveira e Claudio Fonseca. Local: Plenarinho da Câmara Municipal, 1º andar.