quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fatos e factóides da sucessão de Kassab em SP

Faltam cinco meses para a eleição à Prefeitura de São Paulo, a população ainda nem se dá conta desse clima, mas nos bastidores da política não se pensa em outra coisa: a corrida para a sucessão de Gilberto Kassab (PSD) já começou faz tempo!

E bateu o desespero no candidato-traço Fernando Haddad (PT), que passou agora a criar factóides para tentar decolar. A última "plantação de notícia" é um desrespeito à ex-prefeita Luiza Erundina, querendo empurrar goela abaixo da deputada do PSB a vaga de vice. “Não sou um produto à venda”, respondeu Erundina, no ato.

Se os debates eleitorais na TV fossem hoje, com a tradição de 5 ou 6 candidatos convidados por programa, o petista Fernando Haddad ficaria de fora. Estagnou em 7º lugar, com 3% de intenções de voto (empatado tecnicamente com Levi Fidelix, o eterno candidato do Aerotrem).

Mas especula-se que Netinho de Paula (PCdoB), Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) vão se reunir na próxima semana com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), para formalizar a criação de uma chapa única.

A ideia é formar uma aliança encabeçada pelo candidato que estiver melhor posicionado nas pesquisas de intenção de voto em junho, período em que acontecem as convenções partidárias.

Seria uma "terceira via" para fazer frente tanto ao petista Fernando Haddad quanto ao tucano José Serra , e que poderia ainda reunir o pré-candidato do PDT, Paulo Pereira da Silva, e a pré-candidata do PPS, Soninha Francine. Juntos no mesmo palanque, os cinco partidos teriam mais de cinco minutos de tempo de TV. Será factível?

Leia também:

Artigo na Folha: "Um sinal verde para São Paulo"

O desvirtuamento da 3ª via proposta para São Paulo

Agora todo mundo fala em 3ª via, é isso?

Nova reflexão pré-eleitoral e a simbiose política